CAJOR- O que é

Por Camilla Feltrin - 1° semestre de Jornalismo noturno

Apesar de uma grande mobilização por parte do CAJOR, muita gente ainda não sabe o que é. O Centro Acadêmico de Jornalismo é um movimento organizado pelos estudantes e para os estudantes, que pretende não estagnar o potencial dos alunos apenas no popularíssimo hino “Vamô bebê Metô!”. Visa direcioná-lo para a reflexão sobre as condições do ensino prestado pela Universidade. Nosso atual objetivo, mas não o único, é lutar contra as precárias e mal elaboradas aulas virtuais.

Em seis meses de C. A houve uma melhora quanto à organização estudantil; desde a obtenção de uma sala para as reuniões e discussões (Delta 125), a publicação do FALAÇÃO - um jornal aberto e feito pelos estudantes -, um debate com representantes da pró-reitoria e a manifestação que aconteceu no dia 9 de junho. Isso não é pouco. Pode ser que um apitaço não resolva nossos problemas, mas com certeza ele escancarou as nossas ideias e mostrou que não somos pessoas conformadas esperando soluções caírem do céu.

"Coisa de aluno do primeiro ano.” Durante a nossa primeira manifestação várias vezes essa frase foi ouvida. Mesmo os diretores do C.A. sendo do quinto semestre, a maioria dos estudantes realmente era do primeiro ano. Ainda bem que são: nos próximos três anos, pelo menos, a gente vai fazer ser ouvido.


PARTICIPE

Muita gente critica o formato do CAJOR e a forma como são tomadas as decisões e ações. O que poucos sabem é que também somos alunos iguais a todos e que também estamos aprendendo. Mas o mais importante, estamos fazendo! E ao invés de apenas criticar indiretamente e ficar no “achismo” das coisas, esses deveriam sugerir e conversar pessoalmente com o CAJOR, pois novamente, erramos porque estamos aprendendo, mas fazemos porque não ficamos só na palavra. E ninguém do C.A. morde aluno, então é só chegar.

O C. A. depende dos alunos. Se você tem ideias e sugestões ou simplesmente não concorda como estamos fazendo as coisas, participe das reuniões que acontecem todas quintas-feiras no Delta 125, durante o horário do intervalo da manhã e da noite (10h50 e 20h50, respectivamente). O blog e o FALAÇÃO também são abertos para quem queira escrever.

2 comentários:

Adriana Feder disse...

Muito bom Camilla! Criticar é fácil, mas poucos sabem o quanto foi difícil começar um centro acadêmico em uma universidade que há anos não tinha um. Poucos sabem quantos "nãos" ouvimos da coordenação e o quanto desacreditados estávamos por parte dos próprios alunos... "Aqui esse tipo de coisa não funciona, aqui é faculdade particular, aqui não vai pra frente, luta estudantil é coisa do passado", dizia um certo coordenador- e tantos outros pensavam como ele. Quantas barreiras quebramos para poder dizer agora: temos um centro acadêmico na Metodista.

caue'gomes disse...

BOM! GOSTEI. REPRESENTOU A CENA. PARABÉNS!

fui.