Repressão contra o CAJOR! Reunião HOJE!

Hoje (29.10), por volta das 9h15, 2 estudantes foram duramente reprimidos por 5 seguranças da Metodista que entraram no espaço estudantil (Delta-125) com uma máquina fotográfica e começaram a tirar fotos do espaço e dos estudantes. Além disso, exigiam a carteirinha destes estudantes e queriam a chave da sala, afirmando que estes estudantes não teriam mais a posse da chave do C.A.!

O "motivo", segundo um dos seguranças de aparencia física maior e sem uniforme padrão dos seguranças da Metodista (provável chefe, não sabemos pois ele não se apresentou), seriam os escritos com tinta (CAJOR ou C.A. Jornal) e os cartazes ou jornais colados na porta do espaço estudantil.

Após tirarem diversas fotos e coagirem os estudantes a darem suas carteirinhas, nomes e, até mesmo, a chave do C.A., 2 seguranças da Metodista ficaram fazendo ronda na frente da sala vigiando os estudantes como se fossem policiais.

Também soubemos que estes seguranças foram à coordenação do curso e mentiram dizendo que os estudantes estavam trancados na sala não querendo deixá-los entrar. Além disso, disseram que estes mesmos estudantes já haviam “assumido” a autoria pelas pinturas e colagens, a fim de punir os estudantes.

Os estudantes responderam negativamente e indignados as ordenações de entrega da chave, carteirinha e falar os seus respectivos nomes. Além do mais, com toda a sinceridade e calma, responderam que tinham sido os estudantes do C.A. que escreveram apenas "Território Livre" no canto da porta.

Para que seguranças na porta do C.A. logo após ao ato repressor dos mesmos?

Isso é repressão! E nós estudantes nao podemos deixar isso passar sem fazermos nada. Até mesmo um professor do curso de jornalismo, ao ver 2 seguranças fazendo ronda na frente do C.A., achou um absurdo e disse que não poderíamos aceitar tal atitude!

Quem orientou estes 2 seguranças a deixarem seus postos de trabalho e ficarem vigiando os estudantes na frente do C.A.?

Por que cinco seguranças intimarem somente dois estudantes em horario de pouco movimento e no período da manhã, onde o C.A. tem menos membros participando da reunião?

Nesse sentido, queremos pontuar alguma questões que julgamos importantes:

1ª A partir do momento que a sala Delta-125 passou a ser a sede do Centro Acadêmico de Jornalismo da Metodista, ela passou automaticamente a ser um espaço estudantil.

2ª O estudantes têm o direito de ser organizar e se manifestar dentro do ambiente acadêmico (universidade).

3ª Os espaços estudantis são um espaço em que os estudantes têm uma mínima liberdade democrática para realizarem atividades e reuniões.

Não aceitamos esse tipo de atitude contra a organização estudantil. Isso demonstra o caráter repressivo por parte da instituição contra os estudantes.

Convocamos uma reunião HOJE às 21h para discutir esta questão na sala Delta-125


Centro Acadêmico de Jornalismo
Gestão Território Livre

2 comentários:

Juliana Colognesi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Colognesi disse...

Ao Invés da coordenação do curso se preocupar com as reuniões do C.A por que não se ocupam em garantir que os matérias de trabalho dos alunos estejam conservado e que cheguem efetivamente as mãos dos mesmos, ou com a Abolição das aulas Virtuais e semi-presenciais?
É fácil silenciar Centro Acadêmico, apenas ofereça um curso de qualidade.

Como se não bastasse a falta de APOIO, e INFRAESTRUTURA da Universidade agora teremos que lutar pelo DIREITO de reuniões Livres.