Última novidade do curso de jornalismo: disciplinas totalmente virtuais!

por Murillo Diniz e Gustavo Constantino

Se nos anos anteriores, já existiam as aulas semi-presenciais ( 1 semana presencial, outra à distância), agora, os alunos do primeiro ano começam a ter uma aula virtual na semana. Os alunos terão contato com o professor dessa matéria apenas 3 vezes no semestre. Esse fato novo no curso tem gerado insatisfação por parte dos alunos que não sabiam que teriam esse tipo de ensino.
Na maioria dos casos, o estudante entra na Metodista sem saber que terá esse tipo de aula. “Ninguém me avisou nada. Fiquei bravo, pois escolhi um curso inteiramente presencial e fui surpreendido por essas aulas virtuais”, conta o estudante do primeiro ano de jornalismo Danilo Thomaz.
As aulas virtuais são lecionadas pela Internet, através do SIGA – um sistema virtual criado pela universidade que disponibiliza serviços on-line e que também possibilita o armazenamento de dados como o conteúdo de uma aula -, com slides e gravações das vozes dos professores.
“As aulas são superficiais, o conteúdo é transmitido de maneira desorganizada, o nível de cobrança é menor e os trabalhos acabam sendo muito ralos. Tudo isso acaba piorando o curso”, afirma Danilo. Para a estudante do primeiro ano Tamires Teodoro “se a situação continuar assim os alunos não terão um bom rendimento nesta disciplina”.
Segundo o coordenador do curso de jornalismo Rodolfo Martino, “as aulas virtuais só existem no novo currículo quando determinado conteúdo dá sustentação a outros conteúdos”. Essa sustentação funciona da seguinte maneira: “duas aulas semanais presenciais para uma à distância”, afirma o coordenador.
O professor Roberto Joaquim de Oliveira, que dá uma matéria virtual para o primeiro ano do curso de jornalismo, afirma que a Metodista “vem acompanhando os professores, fazendo formação, estimulando a elaboração de aulas cada vez mais interativas e críticas”. Além disso, ele acredita que o fato de ainda estarmos acostumados com apenas aulas presenciais, faz com que os estudantes pensem que aulas não presenciais não possuem qualidade. “Isso não é verdade”, afirma o professor.


O Centro Acadêmico de Jornalismo convida a todos os estudantes para organizarmos um grande debate sobre aulas semi-presenciais e aulas virtuais. Participe da próxima reunião e ajude a organizar essa atividade.

0 comentários: