Cobaias da Integração- parte II

Texto publicado no FALAÇÃO 4

Desde o começo das aulas, os estudantes têm observando que as aulas não estão realmente integradas e que há uma falha nesse novo sistema de implementação de módulos, assim como dito no Falação n#2. O intuito da implementação dos módulos é integrar os conteúdos das matérias para que os alunos tenham uma visão interdisciplinar dos assuntos tratados e observar o ambiente com olhar amplo e macroscópico. Tal iniciativa é justa e válida. Mas o projeto não está sendo bem executado.

O primeiro semestre teve três módulos: História do jornalismo (Gêneros Jornalísticos, História do Jornalismo no Brasil e Tecnologia da Informação ) Comunicação, mídias e narrativas (Filosofia e talvez Filosofia da linguagem- a professora Andréa não sabia o nome do tema, e o professor Straccia disse que ia ensinar gramática para ninguém, embora isso fizesse parte do cronograma de aulas) e Linguagem Jornalística (Radio, Televisão, Impresso e Conceito de Notícia e Entrevista). Mas a integração ainda está longe de ser alcançada quando alguns professores não questionam ordens recebidas como se vivessem dentro de um sistema autoritário e outros simplesmente lavam as mãos preocupados apenas com o contra-cheque no final do mês.

A desculpa é sempre a mesma: de que estamos passando por um período de adaptação sujeito a falhas do sistema implantado, por conta da imaturidade dele. Mas até quando? Até quando teremos o dever de manter mensalidades em dia, quando a Universidade Metodista não nos aponta saída para os problemas encontrados?

*texto escrito por estudantes do 1º ano do curso.

0 comentários: