Luta ignora precariedade do curso

Texto publicado no FALAÇÃO 4



O semestre começa um pouco diferente para os estudantes de jornalismo, muitos desanimados com o curso depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Para o presidente do STF, Gilmar Mendes, o diploma não impede que o profissional provoque danos irreparáveis ou prejudique direitos alheios. "Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão", afirmou à Folha de S. Paulo.

Vários outros argumentos foram colocados, entre eles a própria liberdade de expressão supostamente prejudicada pela exigência do ensino superior para produzir informação.

Desde então, ganhou destaque o movimento liderado pela FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas), que se coloca contra a medida. Apoiado por profissionais e estudantes universitários, o movimento realizou algumas manifestações de rua a fim de tentar reverter a decisão.

A situação fica ainda pior para nós estudantes

A mudança poderá piorar as condições de trabalho do estudante de jornalismo, já que a concorrência tende a aumentar. Outro ponto é a desvalorização do curso: talvez, no futuro, cursos técnicos - como de redação – sejam mais procurados do que o curso superior de jornalismo, o que servirá apenas para incentivar e aumentar a mão-de-obra barata e especializada.

Entretanto, o pior disso tudo seria o fim definitivo de qualquer conteúdo crítico que a universidade ainda possibilita, e que é tão importante na formação do estudante.

A “luta” se resume ao diploma?

Nesse sentido, a luta pela obrigatoriedade do diploma aparece aos estudantes universitários como se a universidade se resumisse a isso. É importante perguntar a cada estudante do nosso curso se antes não havia problemas muito maiores, como professores ruins, falta de equipamentos de rádio e tv e “aulas” à distância. Afinal, qual é a validade de um diploma quando o curso que ele representa é precário?

Organizar o debate!

A coordenação do curso de jornalismo está organizando um debate sobre o tema. A atual gestão do C.A. de jornalismo considera positiva a iniciativa, pois somente por meio do debate crítico, da proposição de ações e organização dos estudantes poderemos defender nosso curso e lutar por um futuro digno. Convidamos todos os estudantes a se integrarem e construírem esses espaços de discussão.

0 comentários: