Estudantes reivindicam qualidade do curso em debate sobre o diploma de jornalismo

publicado no FALAÇÃO 5

Realizado no dia 15 de setembro, o debate sobre o fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo teve a presença de profissionais da área a favor e contra a medida, além da presença de um representante do CAJOR (Centro Acadêmico de Jornalismo), que reforçou a necessidade ainda maior neste momento de lutar pela qualidade do curso.

Desde o anúncio da mudança, os estudantes de jornalismo ficaram preocupados com o futuro do curso e alguns chegaram a abandoná-lo. A partir disso, surgiu a necessidade de construir um debate sobre o assunto. A própria coordenação do curso resolveu organizar a atividade e a atual gestão do CAJOR decidiu apoiar a iniciativa, desde que houvesse um estudante na mesa. Contrariando o que a coordenação dizia no início – que não fazia sentido um estudante na mesa -, todos os alunos que participaram das reuniões de organização do debate reivindicaram a presença estudantil e, assim, conseguimos o espaço.

O CAJOR relacionou o diploma à qualidade do curso. “Quando lutamos contra as aulas virtuais, estamos ao mesmo tempo defendendo a qualidade do diploma que vamos receber quando nos formarmos. Não podemos mais aceitar os problemas que impedem uma boa formação. Chega de salas de aula lotadas, falta de equipamentos técnicos e maus professores!”, trecho da carta lida no debate.

“Espero que a sessão realizada permita que os gestores da instituição levem em conta que o curso precisa ser permanentemente monitorado em busca de uma maior sintonia com os desafios da profissão e de um padrão de excelência de natureza laboratorial e cultural. A carta dos estudantes é um dos instrumentos que devem ser aproveitados”, afirmou o professor Jóse Salvador Faro, que participou do debate no período matutino.

De manhã, quando questionado sobre as aulas virtuais, em detrimento de investimento em infraestrutura física, o coordenador do curso, prof. Rodolfo Martino, respondeu: “A Metodista sempre busca melhorar a qualidade do ensino pensando adiante na educação. Eu nunca vi sentido na movimentação que existiu esse ano contra as aulas virtuais”.

0 comentários: