“Marketing” no curso de jornalismo?

publicado no FALAÇÃO 5

Em um mundo onde o jornalismo está envenenado por conglomerados econômicos da indústria da informação e publicitários exercem forte influência na publicação jornalística, qual deve ser a prioridade de conteúdo em uma faculdade de Jornalismo? A disciplina Comunicação Organizacional, informalmente apelidada pelos alunos de “marketing” não parece a melhor resposta. Mas, infelizmente, enquanto as aulas de sociologia do primeiro ano são semipresenciais, as de comunicação organizacional são presenciais. Por quê?

Os alunos do terceiro ano também estão tendo a disciplina, com um diferencial. Eles devem desenvolver um projeto para a venda de um produto, utilizando estratégias de propaganda.

Além disso, os alunos do primeiro ano se queixam da má diferenciação entre os diversos braços da Comunicação Organizacional. Faz-se uma idéia de que é papel também do jornalista agir nas promoções e relação com o público, mesclando o caráter noticioso ao ar marqueteiro.

Longe de criticarmos a competência dos profissionais que lecionam tais disciplinas em suas devidas áreas, estamos questionando a função sem contexto da matéria no curso. Não negamos que a realidade jornalística está intrínseca a exigências industriais, só não achamos correto que isso seja legitimado no ambiente acadêmico.

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