ABAIXO ASSINADO

Leia a seguir, o abaixo assinado feito por estudantes do curso de jornalismo contra o processo eleitoral que permitiu que parte da eleição do C.A. fosse realizada no escuro, durante a queda de energia na faculdade. Não se trata de duvidar de ninguém! Se trata de garantir as melhores condições de voto para todos os estudantes do curso! Garantia que foi colocada em dúvida com a falta de luz. Afinal, alguém aqui já viu uma eleição ser realizada no escuro?


Contra a eleição realizada no escuro: Pela democracia no C.A.!

Ontem, dia 18, deveria ter sido realizada a eleição para a nova gestão do C.A. de Jornalismo. Porém, por volta das 17h30, houve queda de energia (luz) na universidade. Naquele momento, nos posicionamos no sentido de continuar a eleição em outro dia porque seria inviável realizar a eleição no escuro. No entanto, um grave erro foi cometido: a chapa Nova Atitude propôs e pressionou encerrar a eleição naquele dia (o que validaria os poucos votos na urna) e continuar a eleição (no escuro)! Foi o que aconteceu! Durante 40 min (das 19h às 19h40), os estudantes votaram no escuro ou com uma minúscula lanterna improvisada. A eleição só parou, pois a universidade ia ser fechada por conta da queda da energia, sendo que muitos estudantes já estavam sendo proibidos de entrar. Depois, em meio à confusão, ficou acordado que a eleição seria retomada na segunda-feira validando esses votos feitos no escuro!

Para nós, sem dúvida, tal episódio prejudicou muito a eleição, não garantindo o voto dos estudantes que se programaram para participarem do processo. Isso só deslegitima o C.A. Por isso, defendemos uma nova eleição.

Queremos garantir que TODOS os estudantes do curso saibam o que aconteceu!

Queremos garantir que TODOS os estudantes do curso tenham direito ao voto!

6 comentários:

Diego disse...

Bom, vamos aos erros do teu texto jornalístico (que deveria ter exatidão, pelo princípio básico dessa profissão):

1º A eleição ocorreu na quinta-feira, dia 18. Não no dia 19.

2º As urnas ficaram abertas das 19h às 19h40 e não das 19h às 20h. O papel assinado pelas três chapas comprova isso.

3º Às 17h30, quando a luz acabou, não havia ninguém no saguão do Delta. Eu cheguei às 18h20. O representantes das outras chapas chegaram pouco antes das 19h.

4º Nenhum dos 894 alunos de jornalismo ficarão sem votar, simplesmente porque a urna será reaberta dia 22, segunda-feira, no mesmo horário em que foi fechada na quinta-feira (18).

5º Você esqueceu de mencionar que as 3 chapas assinaram um papel após o fechamento da urna às 19h40.
Escrito pela professora Meg, o documento dizia que as eleições continuariam na segunda-feira. Ninguém no momento foi contra a decisão (nem os 3 representantes da Território Livre).

Continua....

Diego disse...

6º Além do papel assinado, a urna foi lacrada com fita e TODAS as chapas assinaram a caixa, assegurando que os votos estavam válidos. No momento, ninguém levantou a hipótese de que a falta de luz atrapalhava os alunos que votavam.

7º Segundo o site Climatempo, o sol se põe entre às 19h33 e às 19h36. Ou seja, não estava totalmente escuro. Quando de fato escureceu foi feita uma votação entre as chapas e foi acordado que a eleição continuaria na seguna-feira.

8º O fato ocorrido nas eleições não foi escondido de ninguém. Tanto a Chapa Nova Atitude, quanto a Mais Ação explicaram os fatos em seus respectivos blogs. Ou seja, os alunos sabem o que aconteceu.

Continua...

Diego disse...

Vocês têm todo o direito de fazer o abaixo-assinado. Porém, deveriam ter usado o mesmo recurso durante o ano de 2010. Muitos problemas da faculdade poderiam ter sido resolvidos com tal artifício. O fechamento dos laboratórios do Delta, por exemplo. EU, da Chapa Nova Atitude, fiz um abaixo-assinado por conta própria e recolhi 500 assinaturas e estudantes de quase todos os cursos. Onde vocês estavam nessa hora? Por que nesse momento vocês não quiseram consultar os alunos?

Sem mais.

"Depois de 20 anos na escola não é difícil aprender todas as manhas do seu jogo sujo, não é assim que tem que ser"

CAJOR disse...

Diego,

Nosso único interesse é garantir que seja feita uma eleição de forma verdadeira. Infelizmente, vocês optaram por fazer a eleição no escuro. Nós não concordamos com eleição no escuro. Na verdade, achamos um completo absurdo. E, por isso, fizemos o abaixo assinado. Os votos que entraram na urna não podem ser aceitos. Infelizmente, não há como retira-los da urna. Por isso, defendemos que a eleição seja feita novamente.

Não entendo qual seria o problema da nova eleição? Se houve um erro, ele precisa ser corrigido. E é isso, que nós do Território Livre, defendemos.

Não aceitaremos terminar nossa gestão com uma eleição feita no escuro com possibilidade de fraude.

É algo bastante simples. E vocês ficam invetando diversos motivos para não dizerem que na verdade querem ganhar essa eleição a QUALQUER CUSTO, DOA A QUEM DOER. E, sinceramente, não compactuaremos com esse tipo de política.

As outras 2 chapas, MAIS AÇÃO e MANIFESTO, também não concordam como vocês estão se comportando nesse processo. A sujeira desse processo são os inúmeros ataques pessoais e (quase) agressões físicas que vocês estão fazendo todos esses dias.

Não é esse o tipo de postura que acreditamos ser positica para um processo eleitoral verdadeiramente democrática.

Espero que revejam isso.

Abs

Murillo

Rik! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Veloso disse...

Com certeza o processo precisa ser revisto e com essa situação apresentada uma nova eleição!